Residência Bairro Raichaski – Içara-SC. Uso da telha de cerâmica e estrutura em madeira de lei.
Eles são feitos para proteger a casa das chuvas, ventos e da insolação, os telhados são parte crucial de um projeto, e por isso requerem cuidados para sua manutenção e aumento de sua vida útil. Vamos saber mais sobre as telhas mais comuns em construções. A telha de cerâmica e telha de concreto.
Uma consideração importante é que quanto mais simples for o telhado, menos trabalho o morador terá com sua manutenção, pois o projeto apresentará poucos pontos críticos, que são os locais onde podem ocorrer infiltrações de água e sujeira. Isso não é sinônimo de falta de ousadia ou de capricho em um projeto. Cabe ai a concepção geral da idéia, aliando a praticidade, elegãncia e bom gosto.
O indicado é realizar uma inspeção no telhado uma vez ao ano, providenciando a limpeza da calha. O responsável pelo trabalho deve ser um calheiro ou telhadista, que deve conferir os detalhes para verificar se é necessária a manutenção. ''A melhor época do ano para limpar a calha é no outono e no inverno, por serem estações de poucas chuvas''. As inspeções mais minuciosas podem ser feitas a cada cinco anos.
O madeiramento do telhado também é outra estrutura que precisa ser verificada. Os modelos mais antigos eram construídos com madeiras nobres, que garantiam maior durabilidade. Atualmente são utilizados materiais de segunda linha, que com o tempo acabam deformando. ''A possibilidade de o telhado entortar é maior. As infiltrações podem ocorrer com mais frequência nos dias de chuvas de vento''. A explicação para a queda na qualidade está no aumento do preço da madeira e na escassez do insumo nas regiões mais ao sul do país. O eucalipto é uma boa solução.
Para quem se preocupa com o visual da casa, os telhados contribuem em grande parte com a beleza da fachada de uma residência. E como o acúmulo de sujeira no telhado é inevitável, uma boa alternativa é providenciar a limpeza das telhas. ''As microfissuras nas telhas acumulam sujeira e vão escurecendo o telhado. Para manter a cor original é indicado lavar as telhas a cada três anos e depois impermeabilizá-las, ou ainda providenciar a pintura com tinta de boa qualidade para garantir maior durabilidade''. Uma outra forma de manter o telhado com a cor original é investir em telhas cerâmicas esmaltadas, que não sofrem alteração de cor ao longo dos anos, apresentam mais brilho e exigem menos manutenção.
CONSIDERAÇÕES
Para quem quer economia, as telhas cerâmicas são as melhores, porém o encaixe não é perfeito, pois elas entortam um pouco com o tempo. Outra característica da telha cerâmica é que absorvem menos calor, garantindo bom isolamento térmico. Já as peças feitas em concreto não são tão eficientes neste quesito, por isso a dica é optar por cores claras. A telha de cerâmica é mais barata, mas o ideal é impermeabilizá-las colocá-las impermeabilizada, é mais frágil em relação à de concreto, mas dependendo da marca é mais bem feita; usa mais telha por m² - 12 ou 14 telhas m².
As telhas de concreto proporcionam melhor beleza e melhor encaixe, todas as peças são perfeitas e apresentam coloração mais homogênea. Elas são mais caras, mas pedem menor quantidade. Porém estão sujeitas á eflorescências (manchas brancas típicas de todo material cimentício).
As telhas tradicionais de concreto ou de argila natural, além de envelhecerem mais rápido, são difíceis de limpar, devido a sua porosidade. Há soluções e espaço para todos os materiais, o importante é saber adotar o melhor para cada situação e localização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário