"SONHE, CRIE E HARMONIZE O SEU ESPAÇO"







sexta-feira, 15 de julho de 2011

SISTEMAS DE TRATAMENTOS DE EFLUENTES ECOLÓGICOS (PERMACULTURA)

A palavra Permacultura originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, pode-se dizer que deriva da expressão “cultura permanente”. E por isso mesmo não é fácil defini-la em poucas palavras. Então vamos usar aqui uma definição formal apresentada há muito tempo atrás pelo próprio Bill Mollison, que juntamente com David Holmgren estão desenvolvendo a permacultura, desde o início dos anos 1970, na Austrália, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.
"Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza."  Bill Mollison

Com isso estamos aptos a enteder melhor os sistemas ecológicos de tratamento de Efluentes  mais tradicionais e eficazes que são a o Círculo de bananeiras e a Bacia de evapotranspiração.

Uma das alternativas de contribuição com o impacto ambiental são os sistemas alternativos de tratamento dos efluentes(esgoto), esses sistemas vivos possuem como característica a biodigestão e adubação do local, possibilitando plantar plantas filtradoras que se nutrem dos resíduos provenientes do sistema.


Bacia de Evapotranspiração


Para o tratamento da água preta(águas usadas em sanitários para descarga) é utilizado o sistema “Bacia de Evapotranspiração” Trata-se de um sistema fechado, onde não há infiltração no solo e as plantas realizam o processo de evapotranspiração das águas servidas.

O sistema é basicamente uma trincheira impermeabilizada com concreto magro ao fundo, as paredes são estruturadas com tela e aplicação de uma camada mais grossa de cimento. A base impermeabilizada é forrada por uma camada delgada de entulho e assentada sobre a base está uma série de pneus alinhados. O encanamento de esgoto é destinado para dentro desse tubo formado por pneus, onde acontece a digestão anaeróbica do efluente. Em seguida, areia com cascalho e por sobre tudo, o solo devidamente coberto por matéria orgânica. Nelas serão introduzidas plantas que consumirão os nutrientes.


Círculo de bananeiras



Para o tratamento da água cinza(águas usadas em pias, tanques, máquinas de lavar-roupa e chuveiros) é utilizado o sistema “Círculo de Bananeiras” que é constituído de um buraco definido conforme o cálculo de demanda, utilizando camadas de pequenos troncos de madeira no fundo, seguido de galhos de árvores e a palha (aparas de capim e folhas) formando um monte acima da borda do buraco. A palha serve para impedir o contato da luz e da água da chuva, que evitando a contaminação com a água cinza. A água cinza deve ser conduzida por um tubo até o sistema. O círculo de bananeira é usado para tratar as águas usadas da casa (pias, tanques e chuveiros), as chamadas águas cinzas. Ele também beneficia a produção de bananas em escala humana.
No caso das bananeiras percebeu-se que elas, como outras plantas de folhas largas como o mamoeiro, evaporavam grandes quantidades de água e estabeleceu-se assim uma relação com as águas cinzas das residências. Essa ligação é feita entre a necessidade de se tratar a águas que saem das pias e chuveiros das residências com a grande capacidade de evaporar (tratar) dos círculos de bananeiras. E isso é uma das bases do design na permacultura, estabelecer relações positivas, sinérgicas entre os elementos de um sistema vivo.

A água cinza deve ser conduzida por um tubo até o buraco e com um joelho na ponta para evitar o entupimento. Não usar valas abertas para a condução da água, assim mosquitos e outros animais indesejados não terão como se desenvolver. E os microorganismos da compostagem terão um ambiente perfeito para fazer o seu trabalho.

Esses sistemas são uma alternativa sustentável para locais sem infraestrutura adequada de saneamento e demonstrando como pode ser simples e barato fazermos nossa parte, contribuindo assim com o nosso meio.


Arq. Alyson Alves
Colaboração Itamar Vieira(Permacultor)

Nenhum comentário: