decoracaointeriores.org
A sala de estar é o ambiente principal de convivência juntamente com a cozinha, onde desfrutamos do nosso tempo para relaxar, conversar e assistir a programação preferida. Onde temos um belo sofá e decoração aconchegante caracterizado pelo perfil dos moradores.
Seja qual for o estilo da sala, todas tem que ter “a cara” dos moradores. Com o ambiente planejado, podemos expor aos visitantes o que somos e quem gostariamos de vir a ser.
FENG SHUI - Tudo na sala deve ser um convite à integração e à boa conversa. Cores, formas e objetos potencializam a vibração das boas energias harmonizando a casa e a vida dos moradores.
Depois de tomar como referências alguns ambientes para termos definido o perfil adequado para o espaço personalizado, devemos nortear a composição priorizando e evitando algumas coisas:
PRIORIZE
- Após definir os estofados e modelos de cortinas, escolha os padrões e cores de todos de uma só vez, assim como o tapete de acordo com uma paleta de (poucas) cores, de forma que todas elas se harmonizem.
- Use móveis bonitos, mas confortáveis e seguros. Sofãs preferencialmente com estrutura de madeira, com pés e enchimentos de espuma de alta densidade, além de tecidos duráveis e fáceis de limpar como o camurça sintética, couro, jacquards, cheniles, lonas, jutas..
- Disponha os móveis de forma convidativa e facilmente acessível. Lembre-se, evite colocar pessoas sentadas de costas para a porta de entrada do ambiente.
- Pendure objetos na mesma altura e crie linhas horizontais visualmente fortes.
- Casar objetos e móveis para criar um ambiente de harmonia, almofadas, tapetes e os quadros são uma ótima opção, objetos refinados, é possível trabalhar as molduras e imagens que ditam as mensagens que queremos passar e lembrar.
- As cortinas completam qualquer ambiente, corridas ou abertas, criam o ambiente que quiser associar ao seu estado de espírito do momento. Adote tecidos de boa qualidade e sobreponha com o tom principal.
- A iluminação através do projeto de gesso luminotécnico é muito importante, podendo ser projetada para um canto de leitura, bate papo, para assitir á um filme etc... Ou mesmo utilizar o recurso da iluminação natural, que além do charmosa é uma solução sustentável.
- Objetos de decoração como peças e móveis antigos são um charme aparte, independente da cultura elas podem exercer o toque especial no ambiente. as cristaleiras, baús, estátuas são as mais tradicionais.
- Os tapetes sintéticos (polipropileno ou nylon) são econômicos, bons para disfarçar a sujeira e anti-água, mas de pouca duração; os de algodão são baratos e vão à máquina de lavar, mas mancham e descoloram facilmente; para um toque ecológico opte por tapetes de sisal, juta ou bambu; os tapetes de lã são extremamente resistentes (principalmente às nódoas) e não espalmam com facilidade (basta passar o aspirador!), são os mais caros, mas também sobrevivem a décadas de pegadas!
- As plantas são fundamentais para umedecer o local e acrescentar aconchego a sala, o tipo a ser adotado é influenciado pelo clima local e sua localização, opte pelas espécies tropicais e aproxime-as dos eletrònicos para filtrar as ondas energéticas.
- Cores quentes como: Laranja e amarelo incentivam a integração e a conversa. Cada espaço deve receber a cor mais adequada para cada fim e conforme o perfil do morador. *Lembrando que a cromoterapia tem muita particularidade com o perfil do morador, assim para adotar uma cor específica que potencialize o seu bem estar em cada ambiente é necessário um estudo mais específico através da consulta com o arquiteto.
EVITE
- Objetos demais em ambientes pequenos ficam uma bagunça visual e todos os móveis com a mesma altura, causando sensação de monotonia.
- Em espaços amplos, alinhar sofás, mesinhas e poltronas junto à parede. Se fizer isso, a circulação terá que ser no centro da sala e isso vai atrapalhar a conversação. Se for possível, crie uma área central e coloque estantes e mesas maiores fora desta área, fazendo um corredor de circulação externo á ela.
- Ter muitos objetos decorativos, a menos que sejam organizados em conjunto como um grupo.
- Colocar muitas almofadas no sofá.
- Usar a TV como ponto focal da sala.
- Ter vigas no teto ou sentar diretamente abaixo deles por longos períodos de tempo.
- Iluminação inadequada deve haver um equilíbrio de sombra e luz para tornar a sala aconchegante.
- A distância entre mesas de centro e assentos menores que 50/60 cm e nem maior que 80/90 cm. As mesas de centro devem ter uma altura entre 40 e 50 cm.
- Evite adquirir TVs de tela maior sem estudar a sua sala, o tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente onde ela está. E a distância da TV ao assento, segundo alguns especialistas, deve ser encontrada multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas.
O PROJETO do seu espaço potencializa o seu bem estar, tornando a sua casa especial para você!
Arq. Alyson Alves