"SONHE, CRIE E HARMONIZE O SEU ESPAÇO"







sábado, 30 de julho de 2011

SALA DE ESTAR











decoracaointeriores.org


A sala de estar é o ambiente principal de convivência juntamente com a cozinha, onde desfrutamos do nosso tempo para relaxar, conversar e assistir a programação preferida. Onde temos um belo sofá e decoração aconchegante caracterizado pelo perfil dos moradores.

Seja qual for o estilo da sala, todas tem que ter “a cara” dos moradores. Com o ambiente planejado, podemos expor aos visitantes o que somos e quem gostariamos de vir a ser.

FENG SHUI - Tudo na sala deve ser um convite à integração e à boa conversa. Cores, formas e objetos potencializam a vibração das boas energias harmonizando a casa e a vida dos moradores.

Depois de tomar como referências alguns ambientes para termos definido o perfil  adequado para o espaço personalizado, devemos nortear a composição priorizando e evitando algumas coisas:


PRIORIZE

- Após definir os estofados e modelos de cortinas, escolha os padrões e cores de todos de uma só vez, assim como o tapete de acordo com uma paleta de (poucas) cores, de forma que todas elas se harmonizem.
- Use móveis bonitos, mas confortáveis e seguros. Sofãs preferencialmente com estrutura de madeira, com pés e enchimentos de espuma de alta densidade, além de tecidos duráveis e fáceis de limpar como o camurça sintética, couro, jacquards, cheniles, lonas, jutas..

- Disponha os móveis de forma convidativa e facilmente acessível. Lembre-se, evite colocar pessoas sentadas de costas para a porta de entrada do ambiente.

- Pendure objetos na mesma altura e crie linhas horizontais visualmente fortes.

- Casar objetos e móveis para criar um ambiente de harmonia, almofadas, tapetes e os quadros são uma ótima opção, objetos refinados, é possível trabalhar as molduras e imagens que ditam as mensagens que queremos passar e lembrar.

- As cortinas completam qualquer ambiente, corridas ou abertas, criam o ambiente que quiser associar ao seu estado de espírito do momento. Adote tecidos de boa qualidade e sobreponha com o tom principal.

- A iluminação através do projeto de gesso luminotécnico é muito importante, podendo ser projetada para um canto de leitura, bate papo, para assitir á um filme etc... Ou mesmo utilizar o recurso da iluminação natural, que além do charmosa é uma solução sustentável.

- Objetos de decoração como peças e móveis antigos são um charme aparte, independente da cultura elas podem exercer o toque especial no ambiente. as cristaleiras, baús, estátuas são as mais tradicionais.

- Os tapetes sintéticos (polipropileno ou nylon) são econômicos, bons para disfarçar a sujeira e anti-água, mas de pouca duração; os de algodão são baratos e vão à máquina de lavar, mas mancham e descoloram facilmente; para um toque ecológico opte por tapetes de sisal, juta ou bambu; os tapetes de lã são extremamente resistentes (principalmente às nódoas) e não espalmam com facilidade (basta passar o aspirador!), são os mais caros, mas também sobrevivem a décadas de pegadas!

- As plantas são fundamentais para umedecer o local e acrescentar aconchego a sala, o tipo a ser adotado é influenciado pelo clima local e sua localização, opte pelas espécies tropicais e aproxime-as dos eletrònicos para filtrar as ondas energéticas.

- Cores quentes como: Laranja e amarelo incentivam a integração e a conversa. Cada espaço deve receber a cor mais adequada para cada fim e conforme o perfil do morador. *Lembrando que a cromoterapia tem muita particularidade com o perfil do morador, assim para adotar uma cor específica que potencialize o seu bem estar em cada ambiente é necessário um estudo mais específico através da consulta com o arquiteto.

EVITE

- Objetos demais em ambientes pequenos ficam uma bagunça visual e todos os móveis com a mesma altura, causando sensação de monotonia.

- Em espaços amplos, alinhar sofás, mesinhas e poltronas junto à parede. Se fizer isso, a circulação terá que ser no centro da sala e isso vai atrapalhar a conversação. Se for possível, crie uma área central e coloque estantes e mesas maiores fora desta área, fazendo um corredor de circulação externo á ela.

- Ter muitos objetos decorativos, a menos que sejam organizados em conjunto como um grupo.

- Colocar muitas almofadas no sofá.

- Usar a TV como ponto focal da sala.

- Ter vigas no teto ou sentar diretamente abaixo deles por longos períodos de tempo.

- Iluminação inadequada deve haver um equilíbrio de sombra e luz para tornar a sala aconchegante.

- A distância entre mesas de centro e assentos menores que 50/60 cm e nem maior que 80/90 cm. As mesas de centro devem ter uma altura entre 40 e 50 cm.

- Evite adquirir TVs de tela maior sem estudar a sua sala, o tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente onde ela está. E a distância da TV ao assento, segundo alguns especialistas, deve ser encontrada multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas.

O PROJETO do seu espaço potencializa o seu bem estar, tornando a sua casa especial para você!
 
Arq. Alyson Alves

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SISTEMAS DE TRATAMENTOS DE EFLUENTES ECOLÓGICOS (PERMACULTURA)

A palavra Permacultura originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, pode-se dizer que deriva da expressão “cultura permanente”. E por isso mesmo não é fácil defini-la em poucas palavras. Então vamos usar aqui uma definição formal apresentada há muito tempo atrás pelo próprio Bill Mollison, que juntamente com David Holmgren estão desenvolvendo a permacultura, desde o início dos anos 1970, na Austrália, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.
"Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza."  Bill Mollison

Com isso estamos aptos a enteder melhor os sistemas ecológicos de tratamento de Efluentes  mais tradicionais e eficazes que são a o Círculo de bananeiras e a Bacia de evapotranspiração.

Uma das alternativas de contribuição com o impacto ambiental são os sistemas alternativos de tratamento dos efluentes(esgoto), esses sistemas vivos possuem como característica a biodigestão e adubação do local, possibilitando plantar plantas filtradoras que se nutrem dos resíduos provenientes do sistema.


Bacia de Evapotranspiração


Para o tratamento da água preta(águas usadas em sanitários para descarga) é utilizado o sistema “Bacia de Evapotranspiração” Trata-se de um sistema fechado, onde não há infiltração no solo e as plantas realizam o processo de evapotranspiração das águas servidas.

O sistema é basicamente uma trincheira impermeabilizada com concreto magro ao fundo, as paredes são estruturadas com tela e aplicação de uma camada mais grossa de cimento. A base impermeabilizada é forrada por uma camada delgada de entulho e assentada sobre a base está uma série de pneus alinhados. O encanamento de esgoto é destinado para dentro desse tubo formado por pneus, onde acontece a digestão anaeróbica do efluente. Em seguida, areia com cascalho e por sobre tudo, o solo devidamente coberto por matéria orgânica. Nelas serão introduzidas plantas que consumirão os nutrientes.


Círculo de bananeiras



Para o tratamento da água cinza(águas usadas em pias, tanques, máquinas de lavar-roupa e chuveiros) é utilizado o sistema “Círculo de Bananeiras” que é constituído de um buraco definido conforme o cálculo de demanda, utilizando camadas de pequenos troncos de madeira no fundo, seguido de galhos de árvores e a palha (aparas de capim e folhas) formando um monte acima da borda do buraco. A palha serve para impedir o contato da luz e da água da chuva, que evitando a contaminação com a água cinza. A água cinza deve ser conduzida por um tubo até o sistema. O círculo de bananeira é usado para tratar as águas usadas da casa (pias, tanques e chuveiros), as chamadas águas cinzas. Ele também beneficia a produção de bananas em escala humana.
No caso das bananeiras percebeu-se que elas, como outras plantas de folhas largas como o mamoeiro, evaporavam grandes quantidades de água e estabeleceu-se assim uma relação com as águas cinzas das residências. Essa ligação é feita entre a necessidade de se tratar a águas que saem das pias e chuveiros das residências com a grande capacidade de evaporar (tratar) dos círculos de bananeiras. E isso é uma das bases do design na permacultura, estabelecer relações positivas, sinérgicas entre os elementos de um sistema vivo.

A água cinza deve ser conduzida por um tubo até o buraco e com um joelho na ponta para evitar o entupimento. Não usar valas abertas para a condução da água, assim mosquitos e outros animais indesejados não terão como se desenvolver. E os microorganismos da compostagem terão um ambiente perfeito para fazer o seu trabalho.

Esses sistemas são uma alternativa sustentável para locais sem infraestrutura adequada de saneamento e demonstrando como pode ser simples e barato fazermos nossa parte, contribuindo assim com o nosso meio.


Arq. Alyson Alves
Colaboração Itamar Vieira(Permacultor)