Residência urbana - Içara-SC
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, foi utilizada pôr todo o mundo, quer nas civilizações primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente. Com a utilização do metal e com a invenção do concreto armado os técnicos de nível superior concentraram seus estudos no novo material.
Este conhecimento se perdeu com o tempo, ficando restrito as estruturas de telhados. No Brasil, atualmente, as universidades oferecem em seus currículos carga horária de apenas um período ao estudo da estrutura de madeira, os cursos livres oferecidos são raros, e a literatura especializada existente sobre o assunto é bastante escassa.
Residência de Praia - Balneário Rincão- Içara-SC
O uso da madeira em estrutura de edificações, ainda que cercada de "preconceitos", em relação ao concreto armado e ao metal, tem se mostrado vantajosa, principalmente com relação aos seguintes fatores:
O uso da madeira em estrutura de edificações, ainda que cercada de "preconceitos", em relação ao concreto armado e ao metal, tem se mostrado vantajosa, principalmente com relação aos seguintes fatores:
Durabilidade
Os arqueólogos estão sempre pesquisando peças antigas ainda existentes em madeira tais como: sarcófagos, embarcações, esculturas, utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais, elementos de construções, etc.. Destacamos ainda construções com mais de 200 anos em Salvador, Parati, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Olinda, enfim pôr todo o Brasil construídas com estrutura de madeira.
As madeiras brasileiras usadas em estruturas (Ipê, Maçaranduba, Jatobá) demonstraram em ensaios de laboratório e na prática alta resistência ao ataque de organismos xilófagos. Estes só a atacam, quando as madeiras mostram sinais de apodrecimento.
Manutenção
Pode-se evitar o apodrecimento precoce da madeira com alguns detalhes de projeto, tais como: Evitar pontos de condensação de água, aplicar impermeabilizantes nos encaixes e nos apoios, utilizar a madeira sempre 20 cm ou mais acima do solo, as calçadas laterais serão sempre inclinadas para evitar acumulo de água junto as paredes ou alicerces, deixar espaço livre entre o assoalho e o solo e entre o forro e a cobertura para ventilação. Além de produtos facilmente encontrados no mercado de materiais que combatem e previnem umidade, fungo, cupim, broca, etc..
Segurança
A madeira não oxida. O metal quando é levado à altas temperaturas pela ocorrência de fogo deforma-se, perdendo a função estrutural. A madeira na natureza já desempenha uma função estrutural. Depois de serrada, quando utilizada como estrutura de uma edificação ela funciona como um elemento pré-moldado, de fácil montagem (leve, macio), que não passou pôr processos de fabricação que determinem sua resistência. O que determina a sua resistência é apenas a sua espécie.
Economia de energia
Em experiência realizada na Suíça, a estrutura de um mesmo galpão foi construída em madeira, concreto, ferro e alumínio. Uma comparação da energia despendida desde a fabricação dos materiais até o final da obra apresentou o seguinte quadro: Madeira - 1 unidade/Concreto - 6 unidades /Ferro - 16 unidades/Alumínio - 160 unidades.
Comparação entre concreto armado e madeira na obra
A utilização de madeira na obra além de exigir menos materiais e mão de obra necessita de menos equipamentos, dando assim uma margem de vantagem bem relevante no setor construtivo.
Arq. Alyson Alves